O que é?

O Cartão Bem Legal Sênior é o cartão destinado aos idosos, com idade a partir de 65 (sessenta e cinco) anos.

O Cartão Bem Legal Sênior também garante a gratuidade no transporte público urbano no município de Maceió, conforme determina o Artigo 39 da Lei n.º 10.741 de Outubro de 2003.

Para ter direito ao Cartão Bem Legal Sênior, o idoso com idade a partir de 65 (sessenta e cinco) anos, tem que residir no município de Maceió.

Como obter?

Já iniciamos o cadastro para a aquisição do Cartão Bem Legal Sênior, cartão voltado para os idosos com idade a partir de 65 (sessenta e cinco) anos.

Com o Cartão Bem Legal Sênior, o transporte público urbano de Maceió passa a oferecer mais qualidade e maior dignidade para quem tanto já contribuiu ao longo da sua vida.

Ao aderir ao Cartão Bem Legal Sênior, o idoso, com idade a partir de 65 (sessenta e cinco) anos, poderá passar pela catraca presente nos ônibus, gratuitamente, não ficando restrito somente aos 10% de assentos reservados aos idosos, conforme determina a Lei n.º 10.741 de Outubro de 2003.

Para solicitar o Cartão Bem Legal Sênior, os interessados ou seus representantes, devem procurar o Posto de Atendimento do Cartão Bem Legal localizado na Avenida Durval de Góes Monteiro, 7435 (após a sede da SMTT, entrada do Cleto Marques Luz, esquina da Av. Santana), Tabuleiro, de Segunda a Sexta, exceto feriados, das 08h:00min às 14h:00min, o Posto de Atendimento do Cartão Bem Legal localizado na Rua Buarque de Macedo, 549-A, Centro (vizinho ao SEBRAE), junto ao setor de atendimento de Vale-transporte Eletrônico, de Segunda a Sexta, exceto feriados, das 07h:00min às 17h:00min, o JÀ do Maceió Shopping, de Segunda a Sexta, exceto feriados, das 08h:00min às 16h:00min ou o Terminal do Benedito Bentes, às Quartas-feiras, das 08h:00min às 17h:00min, munido de Identidade e CPF do titular (original e cópia), comprovante de residência atual (três últimos meses) com CEP (original e cópia) e 01(uma) foto 3×4 atual colorida.

Somente é exigida a presença do idoso para realizar a retirada do Cartão Bem Legal Sênior, visto a obrigatoriedade da realização do cadastro biométrico.

Para ter direito ao Cartão Bem Legal Sênior, o idoso com idade a partir de 65 (sessenta e cinco) anos, tem que residir no município de Maceió.

Recadastramento

Na data do seu aniversário ou no mês de aniversário, o usuário titular do cartão deverá comparecer no Posto de Atendimento do Cartão Bem Legal localizado na Avenida Durval de Góes Monteiro, 7435 (após a sede da SMTT, entrada do Cleto Marques Luz, esquina da Av. Santana), Tabuleiro, de Segunda a Sexta, exceto feriados, das 08h:00min às 14h:00min, no Posto de Atendimento do Cartão Bem Legal localizado na Rua Buarque de Macedo, 549-A, Centro (vizinho ao SEBRAE), junto ao setor de atendimento de Vale-transporte Eletrônico, de Segunda a Sexta, exceto feriados, das 07h:00min às 17h:00min ou no Terminal do Benedito Bentes, às Quartas-feiras, das 08h:00min às 17h:00min, munido de:

  • Carteira de Identidade (original);
  • CPF (original).
  • Cartão Bem Legal Sênior

A falta de um dos documentos exigidos para o recadastramento implicara na não realização do mesmo.

Perguntas Frequentes

É cobrada alguma taxa pela primeira via do cartão?
Não. A primeira via do Cartão Bem Legal Sênior é gratuita.

Meu cartão não está funcionando, o que devo fazer?
Você ou o seu representante deve comparecer no Posto de Atendimento do Cartão Bem Legal localizado na Avenida Durval de Góes Monteiro, 7435 (após a sede da SMTT, entrada do Cleto Marques Luz, esquina da Av. Santana), Tabuleiro, de Segunda a Sexta, exceto feriados, das 08h:00min às 14h:00min, no Posto de Atendimento do Cartão Bem Legal localizado na Rua Buarque de Macedo, 549-A, Centro (vizinho ao SEBRAE), junto ao setor de atendimento de Vale-transporte Eletrônico, de Segunda a Sexta, exceto feriados, das 07h:00min às 17h:00min ou no Terminal do Benedito Bentes, às Quartas-feiras, das 08h:00min às 17h:00min, para que possa ser analisada a situação do seu cartão.

Como proceder em caso de perda/roubo do cartão?
O usuário ou o seu representante poderá solicitar o bloqueio, no Posto de Atendimento do Cartão Bem Legal localizado na Avenida Durval de Góes Monteiro, 7435 (após a sede da SMTT, entrada do Cleto Marques Luz, esquina da Av. Santana), Tabuleiro, de Segunda a Sexta, exceto feriados, das 08h:00min às 14h:00min, no Posto de Atendimento do Cartão Bem Legal localizado na Rua Buarque de Macedo, 549-A, Centro (vizinho ao SEBRAE), junto ao setor de atendimento de Vale-transporte Eletrônico, de Segunda a Sexta, exceto feriados, das 07h:00min às 17h:00min ou no Terminal do Benedito Bentes, às Quartas-feiras, das 08h:00min às 17h:00min.

O usuário ou o seu representante também pode enviar um e-mail solicitando o bloqueio/cancelamento para o endereço eletrônico: bloqueio@cartaobemlegal.com.br, informando o nome do usuário, número do cartão, CPF, nome da mãe, data de nascimento e o motivo do bloqueio, de segunda a sexta feira, exceto feriados, das 07h:00min às 17h:30min.

Quanto tempo é necessário para que o bloqueio seja efetuado?
No máximo, 48 (quarenta e oito) horas após a solicitação do bloqueio.

Como solicitar uma segunda via do Cartão Bem Legal Sênior?
O usuário ou o seu representante deve se dirigir ao no Posto de Atendimento do Cartão Bem Legal localizado na Avenida Durval de Góes Monteiro, 7435 (após a sede da SMTT, entrada do Cleto Marques Luz, esquina da Av. Santana), Tabuleiro, de Segunda a Sexta, exceto feriados, das 08h:00min às 14h:00min, no Posto de Atendimento do Cartão Bem Legal localizado na Rua Buarque de Macedo, 549-A, Centro (vizinho ao SEBRAE), junto ao setor de atendimento de Vale-transporte Eletrônico, de Segunda a Sexta, exceto feriados, das 07h:00min às 17h:00min ou no Terminal do Benedito Bentes, às Quartas-feiras, das 08h:00min às 17h:00min.

– Em caso de DEFEITO: O cartão com defeito fica retido e um novo cartão é solicitado sem custo.

– Em caso de DANO: O cartão danificado fica retido e um novo cartão é solicitado ao custo de 05 (cinco) tarifas vigentes do transporte público urbano de Maceió, pago no ato da solicitação.

– Em caso de EXTRAVIO (Perda/Roubo): O usuário deverá apresentar um BO (boletim de ocorrência) que ficará retido e realizar o pagamento equivalente a 05 (cinco) tarifas vigentes do transporte público urbano de Maceió, pago no ato da solicitação.

A nova via do cartão deverá ser retirada pelo usuário no mesmo atendimento onde foi feito à solicitação.

As novas vias terão as mesmas validades das vias anteriores.

Por que devo apresentar meu cartão ao cobrador?
Por ser de uso pessoal e intransferível, é obrigação do usuário apresentar o cartão ao cobrador para que o mesmo possa verificar se o usuário é mesmo o titular do cartão.

O que acontece se o meu cartão for utilizado por outra pessoa?
O Cartão Bem Legal Sênior é de uso pessoal e intransferível e o usuário que descumprir tal determinação será suspenso por 30 (trinta) dias dos benefícios do cartão em caso de primeira incidência, suspenso por 60 (sessenta) dias dos benefícios do cartão em caso de reincidência e cancelamento definitivo dos benefícios do cartão em caso da manutenção da reincidência, conforme Portaria Nº. 046 de 16 de março de 2018.

O meu Cartão Bem Legal Sênior tem garantia?
A garantia deste cartão é de 90 (noventa) dias, a contar da data da primeira carga, observado os cuidados específicos listados neste site. Confirmado a existência de problemas, o cartão será trocado gratuitamente.