O que é?

O Cartão Bem Legal CIDADÃO é o cartão voltado para você, usuário comum, que não é estudante (não possui o Cartão Bem Legal Escolar), não recebe o benefício do Vale-transporte (não possui o Cartão Bem Legal Vale-transporte), mas que se utiliza do transporte público para os seus deslocamentos.

Você pode solicitar o seu Cartão Bem Legal CIDADÃO no Posto de Atendimento do Cartão Bem Legal, localizado na Rua Buarque de Macedo, 549-A, Centro (vizinho ao SEBRAE), de Segunda a Sexta, exceto feriados, das 07h:00min às 17h:00min, no Posto de Atendimento do Cartão Bem Legal, localizado na Avenida Durval de Góes Monteiro, 7435 (após a sede da SMTT, entrada do Cleto Marques Luz, esquina da Avenida Santana) – Tabuleiro, de Segunda a Sexta, exceto feriados, das 08h:00min às 14h:00min e no JÁ do Maceió Shopping, de Segunda a Sexta, exceto feriados, das 10h:00min às 16h:00min. Basta apresentar os originais de RG e CPF e realizar a retirada do seu Cartão Bem Legal CIDADÃO.

Com o Cartão Bem Legal CIDADÃO, além de desfrutar de maior SEGURANÇA, CONFORTO e AGILIDADE, você ainda conta com uma rede diversificada para a realização das suas recargas (aquisição de passagens), através dos seguintes canais:

  • Internet (através do site www.cartaobemlegal.com.br => Cartão Cidadão);
  • Aplicativo Rede Ponto Certo Cartão Bem Legal (Android/IOS);
  • 80 (oitenta) postos de vendas da rede de conveniência (Rede Ponto Certo), mediante pagamento de taxa de taxa de conveniência. Para consultar os pontos de vendas acesse o menu => Veja Aqui os Pontos de Recarga, do nosso site (http://credenciado.redepontocerto.com.br/modulos/mapaMaceio/mapaMaceio.php);
  • No autoatendimento instalado nos Postos de Vendas do Cartão Bem Legal (Centro e UFAL) e no Posto de Atendimento do Cartão Bem Legal (Tabuleiro); e
  • De forma presencial nos Postos de Vendas do Cartão Bem Legal (Centro, UFAL e Terminal do Benedito Bentes).

Recarga Online

De posse do seu Cartão Bem Legal Cidadão, você deverá acessar o site www.cartaobemlegal.com.br, clicar na opção Cidadão => Recarga online => Clique aqui, sendo redirecionado para o Portal de Vendas do Cartão Cidadão, devendo clicar na opção Sou usuário Comum e já tenho cartão.

O sistema exibirá a tela Identificar Usuário – CIDADÃO, onde você deverá realizar o seu cadastro para aquisição de créditos online, informando:

  • O número do cartão (Ex: 50.02.00000000);
  • Nome completo (letras maiúsculas, sem abreviação e sem acentuação);
  • Data de nascimento;
  • Nome da mãe (letras maiúsculas, sem abreviação e sem acentuação);
  • Texto de segurança (que é exibido na imagem abaixo),

Logo após, você deverá marcar a opção Li e concordo com os termos do Contrato de Adesão do Sistema, clicando no botão OK.

Em seguida, você deverá informar o seu E-mail, uma senha (com no mínimo seis dígitos) e confirmar a senha informada.

Realizado o procedimento descrito acima, você receberá um E-mail informando que o cadastro foi realizado com sucesso. Este E-mail contém um link que você deverá clicar para realizar a liberação de acesso para aquisição de créditos via web (online).

Caso não consiga clicar no link, copie todo o endereço (incluindo o http://) e cole na barra de endereços do seu navegador de internet.

Clique aqui e você será redirecionado para o Portal do Cartão Bem Legal Cidadão.

Após o pagamento do boleto bancário, os créditos serão disponibilizados para o seu cartão em até 72 (setenta e duas) horas úteis.

A recarga do cartão é realizada no validador do ônibus, no momento em que for utilizar o seu cartão.

Um pedido de créditos realizado e pago pelo cliente fica disponível para recarga dentro dos ônibus por um período máximo de 60 (sessenta) dias. Após o prazo de 60 (sessenta) dias, estas recargas só podem ser realizadas no Posto de Atendimento do Cartão Bem Legal, localizado na Rua Buarque de Macedo, 549-A, Centro (vizinho ao SEBRAE), junto ao setor de atendimento de Vale-transporte eletrônico.

Como obter?

Compareça ao Posto de Atendimento do Cartão Bem Legal, localizado na Rua Buarque de Macedo, 549-A, Centro (vizinho ao SEBRAE), de Segunda a Sexta, exceto feriados, das 07h:00min às 17h:00min, Posto de Atendimento do Cartão Bem Legal, localizado na Avenida Durval de Góes Monteiro, 7435 (após a sede da SMTT, entrada do Cleto Marques Luz, esquina da Avenida Santana) – Tabuleiro, de Segunda a Sexta, exceto feriados, das 08h:00min às 14h:00min ou no JÁ do Maceió Shopping, de Segunda a Sexta, exceto feriados, das 10h:00min às 16h:00min, munido dos originais de RG, CPF e comprovante de residência atualizado com CEP e realize a retirada do seu Cartão Bem Legal CIDADÃO.

Recarga Presencial

Com o Cartão Bem Legal Cidadão, além de desfrutar de maior SEGURANÇA, CONFORTO e AGILIDADE, você ainda conta com uma rede diversificada para a realização das suas recargas (aquisição de passagens), através dos seguintes  canais:

  • 80 (oitenta) postos de vendas da rede de conveniência (Rede Ponto Certo), mediante pagamento de taxa de taxa de conveniência. Para consultar os pontos de vendas acesse o menu => Veja Aqui os Pontos de Recarga, do nosso site (http://credenciado.redepontocerto.com.br/modulos/mapaMaceio/mapaMaceio.php);
  • No autoatendimento instalado nos Postos de Vendas do Cartão Bem Legal (Centro e UFAL) e no Posto de Atendimento do Cartão Bem Legal (Tabuleiro); e
  • De forma presencial nos Postos de Vendas do Cartão Bem Legal (Centro, UFAL e Terminal do Benedito Bentes).

Perguntas Frequentes

É possível acompanhar o saldo do meu Cartão Bem Legal Cidadão?
Sim. O saldo pode ser acompanhado nos validadores dos ônibus ou nos validadores dos Postos de Vendas e de Atendimento do Cartão Bem Legal.

Como solicitar uma segunda via do Cartão Bem Legal Cidadão?
O usuário deverá solicitar a confecção de uma nova via de cartão no Posto do Cartão Bem Legal, localizado na Rua Buarque de Macedo, 549-A, Centro (vizinho ao SEBRAE), de Segunda a Sexta, exceto feriados, das 07h:00min às 17h:00min, Posto de Atendimento do Cartão Bem Legal, localizado na Avenida Durval de Góes Monteiro, 7435 (após a sede da SMTT, entrada do Cleto Marques Luz, esquina da Avenida Santana) – Tabuleiro, de Segunda a Sexta, exceto feriados, das 08h:00min às 14h:00min, munido dos originais de RG e CPF, mediante o pagamento, em espécie, do valor equivalente a 05 (cinco) tarifas vigentes do transporte público urbano de Maceió. O novo cartão será entregue em até 05 (cinco) dias úteis.

– Em caso de DEFEITO: O cartão com defeito fica retido e um novo cartão será providenciado sem custo.

– Em caso de DANO: O cartão danificado fica retido e um novo cartão é solicitado ao custo de 05 (cinco) tarifas vigentes do transporte público urbano de Maceió, pagos no ato da solicitação, em espécie.

– Para a solicitação de uma nova via por EXTRAVIO, PERDA, ROUBO e CORRELATOS o usuário deverá apresentar o BO (Boletim de Ocorrência). Um novo cartão é solicitado ao custo de 05 (cinco) tarifas vigentes do transporte público urbano de Maceió, pagos no ato da solicitação, em espécie.

Quanto tempo é necessário para que o bloqueio seja efetuado?
No máximo, 48 (quarenta e oito) horas úteis após a solicitação do bloqueio.

Como proceder em caso de perda/roubo do Cartão Bem Legal Cidadão?
Existem 02 formas de bloquear um Cartão Bem Legal Cidadão, são elas:

1 – O usuário envia um e-mail solicitando o bloqueio para o endereço eletrônico: bloqueio@cartaobemlegal.com.br, informando o nome do usuário, número do cartão, CPF, nome da mãe, data de nascimento e o motivo do bloqueio, de segunda a sexta-feira, exceto feriados, das 07h:00min às 18h:00min.

2 – O usuário poderá realizar o bloqueio, comparecendo ao Cartão Bem Legal, localizado na Rua Buarque de Macedo, 549-A, Centro (vizinho ao SEBRAE), de Segunda a Sexta, exceto feriados, das 07h:00min às 17h:00min, Posto de Atendimento do Cartão Bem Legal, localizado na Avenida Durval de Góes Monteiro, 7435 (após a sede da SMTT, entrada do Cleto Marques Luz, esquina da Avenida Santana) – Tabuleiro, de Segunda a Sexta, exceto feriados, das 08h:00min às 14h:00min, munido dos originais de RG e CPF.

Com quanto tempo, após o pagamento do(s) boleto(s), os créditos são liberados para a recarga a bordo?
Em até 72 (setenta e duas) horas úteis.

É cobrada alguma taxa?
Não é cobrada nenhuma taxa. Exceto do valor dos créditos eletrônicos solicitados a crédito do SINTURB-MAC e da 2ª via de cartões, correspondente a 05(cinco) tarifas vigentes no transporte público urbano do município de Maceió, a crédito do SINTURB-MAC.

Como recarregar o Cartão Bem Legal Cidadão?
Com o Cartão Bem Legal Cidadão, além de desfrutar de maior SEGURANÇA, CONFORTO e AGILIDADE, você ainda conta com uma rede diversificada para a realização das suas recargas (aquisição de passagens), através dos seguintes canais:

  • Internet (através do site www.cartaobemlegal.com.br => Cartão Cidadão);
  • Aplicativo Rede Ponto Certo Cartão Bem Legal ou QIWI (Android/IOS);
  • 80 (oitenta) postos de vendas da rede de conveniência (Rede Ponto Certo), mediante pagamento de taxa de conveniência. Para consultar os pontos de vendas acesse o menu => Veja Aqui os Pontos de Recarga, do nosso site (http://credenciado.redepontocerto.com.br/modulos/mapaMaceio/mapaMaceio.php);
  • No autoatendimento instalado nos Postos de Vendas do Cartão Bem Legal (Centro e UFAL) e no Posto de Atendimento do Cartão Bem Legal (Tabuleiro); e
  • De forma presencial nos Postos de Vendas do Cartão Bem Legal (Centro, UFAL e Terminal do Benedito Bentes).

Como faço para solicitar o Cartão Bem Legal Cidadão?
Compareça ao Posto de Atendimento do Cartão Bem Legal, localizado na Rua Buarque de Macedo, 549-A, Centro (vizinho ao SEBRAE), de Segunda a Sexta, exceto feriados, das 07h:00min às 17h:00min ou no Posto de Atendimento do Cartão Bem Legal, localizado na Avenida Durval de Góes Monteiro, 7435 (após a sede da SMTT, entrada do Cleto Marques Luz, esquina da Avenida Santana) – Tabuleiro, de Segunda a Sexta, exceto feriados, das 08h:00min às 14h:00min ou no JÁ do Maceió Shopping, de Segunda a Sexta, exceto feriados, das 10h:00min às 16h:00min, munido dos originais de RG, CPF e Comprovante de Residência atualizado com CEP e realize a retirada do seu Cartão Bem Legal Cidadão.

A primeira via é gratuita.