Projeto Qualificação de Cobradores do Sest Senat Maceió forma mais 48 motoristas de ônibus

25 de maio de 2021

Nesta terça-feira (25), 48 cobradores concluíram a qualificação do Sest Senat Maceió para se tornarem motoristas de ônibus do transporte coletivo de passageiros. O evento de conclusão do Projeto Qualificação de Cobradores garantiu aos rodoviários a segurança de uma profissão diante da modernização do setor, que caminha para a adoção da bilhetagem plena.

Com o curso, que abrange vários módulos, os profissionais deixam de exercer apenas uma função, passando a ter, de fato, uma profissão. Agora motoristas, eles chegam ao mercado preparados, com todas as taxas e custos pagos pelo Sest Senat, inclusive para a progressão na carteira de habilitação.

“Ao final do curso, o aluno está capacitado e totalmente preparado para a profissão de motorista”, explica Daniele Madeiro, diretora do Sest Senat Maceió. Ela reitera ainda que a unidade localizada na capital alagoana foi a primeira do Nordeste a iniciar o projeto. “Foram 250 vagas destinadas à nossa região, e hoje formamos mais 48, mas já temos formandos que atuam como motoristas nas empresas. É uma perspectiva de futuro melhor para todos”, relata a diretora.

Além da diretora da unidade Maceió, participaram também da solenidade o gestor da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT), André Costa, representando a Prefeitura de Maceió, o presidente da Câmara Municipal, Galba Novaes de Castro Netto, o presidente da Federação das Empresas de Transportes de Passageiros dos Estados de Alagoas e Sergipe (Fetralse), Alberto Almeida, a supervisora do Conselho Regional Nordeste III do Sest Senat, Danielle Queiroz, o presidente do Sindicato das Empresas de Transporte Urbano de Passageiros de Maceió (Sinturb), Guilherme Borges, e o presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Transportes. O evento foi realizado com a observação às medidas de segurança, como o uso de máscaras e da higienização com álcool 70% em gel.

Para Guilherme Borges, o evento reflete a preocupação que o setor de transporte público tem em manter os rodoviários em atuação. “A modernização do sistema com a bilhetagem plena é inevitável. A pandemia de Covid-19 acelerou o processo, pois temos uma preocupação ainda maior em evitar o risco de propagação do vírus através das cédulas e moedas, mas o pagamento utilizando o cartão eletrônico já é realidade em várias cidades do Brasil, e Maceió está também nessa vanguarda tecnológica aplicada ao transporte público”, afirma o presidente do Sinturb.

Valkíria Mendes, uma das concluintes do curso, ressalta a importância da qualificação para a categoria, inclusive para a auto-estima. “Ela eleva nossas capacidades, e nos abrimos ao novo. Eu vi essa oportunidade de crescimento oferecida pela empresa com o Sest Senat e abracei”, diz a formanda.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *