Perguntas frequentes

Como faço para solicitar o Cartão Bem Legal Vale-transporte?

Se for funcionário, procure o RH da sua empresa.

Pessoa Jurídica

  1. Faça agora o cadastro da sua empresa.
  2. Após a aprovação do cadastro a empresa receberá um e-mail de confirmação cadastral.
  3. Em seguida, a empresa deverá enviar um e-mail para gerenciavt@cartaobemlegal.com.br, solicitando a liberação do cadastro de funcionários. No e-mail deverá ser informado o CNPJ da empresa cadastrada.
  4. Empresas que possuem controle de funcionários por centro de custo (grupos de recarga), devem cadastrar primeiro os centros de custo para só depois cadastrarem seus funcionários.
  5. Acesse a página da empresa utilizando o login e a senha cadastrada no momento da realização do cadastro da empresa e efetue o cadastro dos funcionários.
  6. Após a realização do cadastro dos funcionários, automaticamente é realizada a solicitação da primeira via dos respectivos cartões.
  7. Após recebimento dos cartões, os mesmos deverão ser desbloqueados através da opção CARTÕES – CONFIRMAR RECEBIMENTO. Se tal procedimento não for realizado, por medida de segurança, os créditos não serão inseridos nos cartões.
  8. De posse dos cartões realize o pedido de carga.
  9. Imprima o boleto bancário.
  10. Após o pagamento do boleto bancário, os créditos serão disponibilizados para cada cartão em até 72 (setenta e duas) horas úteis.
  11. A recarga do cartão é realizada no validador do ônibus, no momento em que o funcionário for utilizar o seu cartão.
  12. Para os clientes da modalidade Cartão Bem Legal VT Plus, os créditos só serão disponibilizados em até 72 (setenta e duas) horas úteis após o pagamento do boleto bancário do pedido de créditos e do boleto bancário da taxa administrativa e de serviços.
  13. Um pedido de créditos realizado e pago pelo cliente fica disponível para recarga dentro dos ônibus por um período máximo de 60 (sessenta) dias. Após o prazo de 60 (sessenta) dias, estas recargas só podem ser realizadas no SINTURB-MAC junto ao setor de atendimento de Vale-transporte eletrônico.

Pessoa Física

Essa opção deve ser utilizada pelas pessoas que possuem funcionários particulares, tais como empregadas domésticas, jardineiros, motoristas, babás etc.

  1. Faça agora o seu cadastro.
  2. Após a aprovação do seu cadastro você receberá um e-mail de confirmação cadastral.
  3. Em seguida, você deve enviar um e-mail para gerenciavt@cartaobemlegal.com.br, solicitando a liberação do cadastro de funcionários. No e-mail deverá ser informado o CPF do titular cadastrado.
  4. Acesse a sua página utilizando o login e a senha cadastrada no momento da realização do seu cadastro e efetue o cadastro dos funcionários.
  5. Após a realização do cadastro dos funcionários, automaticamente é realizada a solicitação da primeira via dos respectivos cartões.
  6. Após recebimento dos cartões, os mesmos deverão ser desbloqueados através da opção CARTÕES – CONFIRMAR RECEBIMENTO. Se tal procedimento não for realizado, por medida de segurança, os créditos não serão inseridos nos cartões.
  7. De posse dos cartões realize o pedido de carga.
  8. Imprima o boleto bancário.
  9. Após o pagamento do boleto bancário, os créditos serão disponibilizados para cada cartão em até 72 (setenta e duas) horas úteis.
  10. A recarga do cartão é realizada no validador do ônibus, no momento em que o funcionário for utilizar o seu cartão.
  11. Para os clientes da modalidade Cartão Bem Legal VT Plus, os créditos só serão disponibilizados em até 72 (setenta e duas) horas úteis após o pagamento do boleto bancário do pedido de créditos e do boleto bancário da taxa administrativa e de serviços.
  12. Um pedido de créditos realizado e pago pelo cliente fica disponível para recarga dentro dos ônibus por um período máximo de 60 (sessenta) dias. Após o prazo de 60 (sessenta) dias, estas recargas só podem ser realizadas no SINTURB-MAC junto ao setor de atendimento de Vale-transporte eletrônico.

Como recarregar o Cartão Bem Legal Vale-transporte?

A recarga é realizada dentro do ônibus, no momento em que o funcionário for utilizar o seu Cartão Bem Legal Vale-transporte.

Um pedido de créditos realizado e pago pelo cliente fica disponível para recarga dentro dos ônibus por um período máximo de 60 (sessenta) dias. Após o prazo de 60 (sessenta) dias, estas recargas só podem ser realizadas no SINTURB-MAC junto ao setor de atendimento de Vale-transporte eletrônico.

É cobrada alguma taxa?

R. Para os clientes do Cartão Bem Legal Vale-transporte não é cobrado nenhuma taxa. Exceto do valor dos créditos eletrônicos solicitados, e respectivos boletos bancários a crédito da TRANSPAL, da 2ª via de cartões, correspondente a 08(oito) tarifas vigentes no transporte público urbano do município de Maceió, e do boleto de cobrança bancária, a crédito do SINTURB-MAC

Para os clientes do Cartão Bem Legal Vale-transporte PLUS é cobrado taxa administrativa + taxa de serviços sobre o valor do pedido de recarga, além do valor dos créditos eletrônicos solicitados, e respectivos boletos bancários a crédito da TRANSPAL, da 2ª via de cartões, correspondente a 08(oito) tarifas vigentes no transporte público urbano do município de Maceió, a crédito do SINTURB-MAC.

Com quanto tempo, após o pagamento do(s) boleto(s), os créditos são liberados para a recarga a bordo?

Em até 72 (setenta e duas) horas úteis.

Como proceder em caso de perda/roubo do cartão?

Existem 03 formas de bloquear/cancelar um Cartão Bem Legal Vale-transporte, são elas:

1 – A empresa envia um e-mail solicitando o bloqueio/cancelamento para o endereço eletrônico: bloqueio@cartaobemlegal.com.br, informando o nome do usuário, número do cartão, CPF, nome da mãe, data de nascimento, CNPJ da empresa e o motivo do bloqueio, de segunda a sexta feira, exceto feriados, das 07h:00min às 17h:30min.

2 – A empresa solicita o bloqueio através de um oficio, em papel timbrado, informando o nome do usuário, CPF, nome da mãe e data de nascimento, enviado para o SINTURB-MAC, na Rua Buarque de Macedo, 549-A, Centro, Maceió-AL, junto ao setor de atendimento de Vale-transporte Eletrônico, de Segunda a Sexta, exceto feriados, das 07h:00min às 17h:30min.

3 – O próprio funcionário poderá realizar o bloqueio do seu Cartão Bem Legal Vale-transporte, comparecendo ao SINTURB-MAC, na Rua Buarque de Macedo, 549-A, Centro, Maceió-AL, junto ao setor de atendimento de Vale-transporte Eletrônico, mediante apresentação de documento de identificação oficial original com foto e CPF, de Segunda a Sexta, exceto feriados, das 07h:00min às 17h:30min.

Quanto tempo é necessário para que o bloqueio seja efetuado?

No máximo, 48 (quarenta e oito) horas úteis após a solicitação do bloqueio.

Como solicitar uma segunda via do Cartão Bem Legal Vale-transporte?

A empresa deverá solicitar a confecção de uma nova via de cartão, através de oficio em papel timbrado, enviado para o SINTURB-MAC, na Rua Buarque de Macedo, 549-A, Centro, Maceió-AL, junto ao setor de atendimento de Vale-transporte Eletrônico, de Segunda a Sexta, exceto feriados,  das 07h:00min às 17h:30min, mediante o pagamento, em espécie, do valor equivalente a 08 (oito) tarifas vigentes do transporte público urbano de Maceió. O novo cartão será entregue em até 05 (cinco) dias úteis com os créditos remanescentes do cartão anterior, devidamente ressarcidos.

- Em caso de DEFEITO: O cartão com defeito fica retido juntamente com a solicitação e um novo cartão será providenciado sem custo.

- Em caso de DANO: O cartão danificado fica retido juntamente com a solicitação e um novo cartão é solicitado ao custo 08 (oito) tarifas vigentes do transporte público urbano de Maceió, pagos no ato da solicitação, em espécie.

- EXTRAVIO (Perda/Roubo): A solicitação fica retida e um novo cartão é solicitado ao custo 08 (oito) tarifas vigentes do transporte público urbano de Maceió, pagos no ato da solicitação, em espécie.

É necessária a apresentação de documento oficial de identificação com foto e autorização da empresa em papel timbrado, em caso de solicitação de cartões de terceiros.

Se o funcionário trocar de emprego precisa fazer um novo cartão?

Não. O cartão pertence ao funcionário. Caso o funcionário não faça mais parte da empresa, esta deverá inativá-lo no  Portal do Cartão Bem Legal Vale-transporte. Caso ele seja contratado por uma nova empresa, esta deverá se encarregar de atualizar o cadastro do funcionário, pedindo o número do seu cartão para inseri-lo no cadastro da mesma.

Como faço para receber o cartão (os cartões)?

Pessoa Jurídica: Um representante da empresa ou o próprio titular do cartão deverá fazer o resgate dos cartões no SINTURB-MAC, na Rua Buarque de Macedo, 549-A, Centro, Maceió-AL, junto ao setor de atendimento de Vale-transporte Eletrônico, de Segunda a Sexta, exceto feriados,  das 07h:00min às 17h:30min, mediante apresentação de documento de identificação oficial original com foto e autorização emitida pela empresa em papel timbrado, contendo a identificação do funcionário, incluindo número de RG do portador.

Pessoa Física: Os cartões serão entregues no SINTURB-MAC, na Rua Buarque de Macedo, 549-A, Centro, Maceió-AL, junto ao setor de atendimento de Vale-transporte Eletrônico, de Segunda a Sexta, exceto feriados, das 07h:00min às 17h:30min, mediante apresentação de documento de identificação oficial original com foto e CPF.

O Cartão Bem Legal Vale-transporte tem garantia?

A garantia deste cartão é de 90 (noventa) dias, a contar da data da primeira carga, observado os cuidados específicos listados neste site. Confirmado a existência de problemas, o cartão será trocado gratuitamente e os créditos eletrônicos remanescentes serão transferidos para o novo cartão, dentro do prazo de até 05 (cinco) dias úteis, desde que o cartão esteja com os dados da sua numeração legível possibilitando sua identificação no sistema.

É possível acompanhar o saldo do meu cartão?

Sim. O saldo pode ser acompanhado nos validadores dos ônibus ou nos validadores dos Postos de Atendimento da TRANSPAL.

Os clientes da modalidade Cartão Bem Legal Vale-transporte PLUS possuem acesso a ferramenta Relatório Saldo de Cartão.